WebInar | Arte urbana e pensamentos Decoloniais

Proposta
A produção da arte de rua e as ideias relativas à epistemologia dos estudos Decoloniais surgem como elementos centrais das discussões que estarão em pauta no Webnar Arte urbana e pensamentos Decoloniais apresentado pelo Comitê Arte Mural do ICOMOS-Brasil.  A intenção desse encontro é discutir as estratégias culturais que buscam, tensionar os limites entre a criação artística e sua manifestação no espaço público na contemporaneidade. Para tanto é imprescindível refletir sobre os projetos de arte urbana, as dinâmicas de transformação social, e os diálogos formuladas através de novas matrizes de produção artística. Tais alternativas e reflexões são o ponto de partida das questões que atravessam as pesquisas do Professor Aldones Nino, que tem como pressuposto estabelecer conexões entre a paisagem urbana em construção com o pensamento Decolonial. Essa abordagem vigora nos estudos urbanos como uma ferramenta conceitual atual e potente utilizada para refletir as relações socioespaciais e patrimoniais na paisagem.  Por outro lado, pensar a Arte Mural Contemporânea, em especial o grafite, engendra outras camadas reflexiva que favorecem a criação de novos marcadores patrimoniais para se pensar a arte nos muros e os espaços públicos livres da cidade. Tais aspectos surgem como um desafio, tanto para os gestores urbanos como também, para a sociedade. Considerando a relevância dessa manifestação artística, aproximamo-nos das narrativas visuais da Artista Visual Panmela Castro no interesse dialogar com as pontes discursivas sociocultural e artística que ela propõe a partir de um jogo de múltiplas possibilidades compositivas que dão origem aos seus trabalhos, sobretudo aqueles que ganham protagonismo nas ruas, muros e demais espaços da cidade. Com esse movimento, pretendemos atualizar o debate sobre a arte mural e com ele produzir marcadores para que possamos redimensionar a emergência dessa discussão no plano patrimonial.

 

 

MEDIADORES/DEBATEDORES

Rubens de Andrade | Professor Adjunto da Escola de Belas Artes/UFRJ. Mestre em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – ProArq – FAU/UFRJ. Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Programa de Pós-Graduação de Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ. Líder no CNPq do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas – GPPH-EBA/UFRJ.

Aline Stefânia Zim |  Arquiteta Urbanista – Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília em Teoria, História e Crítica, na linha de Estética, Hermenêutica e Semiótica. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília em Educação, Arte e Comunicação.

PALESTRANTES

Panmela Castro | Pintora e Artista Visual
Artista visual, Mestre em Processos Artísticos Contemporâneos (Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IA-UERJ) e Pintora (Escola de Belas Artes da Universidade Federal Do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ), cuja formação marginal foi o ponto de partida para sua prática. Com especial interesse pela performance, dedica-se à criação de obras confessionais relacionadas às experiências pessoais de violência e ao aprisionamento do pensamento binário e heteronormativo. Além de suas performances que são seu principal objeto, sua produção vai além da fotografia, vídeo, objetos, esculturas e instalações participativas, bem como seus mundialmente famosos murais.

Abordagem:  Arte urbana e pensamentos decolonias

Aldones Nino | Docente
Bacharel e licenciado em Filosofia (Universidade São Judas Tadeu); Bacharel em História da Arte (Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro); Mestrado em História, Política e Bens Culturais (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil –CPDOC – Fundação Getúlio Vargas; Doutorando sob regime de cotutela pela Universidade de Granada (Historia y Arte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro  (Programa de Pós-Graduação  em Artes Visuais –PPAGV-EBA/UFRJ).

Abordagem:  Proposições anti hegemônicas: atravessamentos entre arte e paisagem urbana na América Latina

RELATORES

Débora Santana de Oliveira | Geógrafa – Bacharel e Licenciada Plena em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense GGE/UFF. Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ; Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais.

Diana Alberto | Docente da Faculdade de Turismo da Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará. Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA/ UFPA) e Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em História Social da Amazônia (PPHIST), Docente Adjunto da Faculdade de Turismo. UFPa.

Att.
Coordenadora do Comitê de Arte Mural – ICOMOS Brasil
Marcia Escorteganha
https://www.icomos.org.br/murais

Fecha

28 Oct 2020
Expired!

Deja tu comentario